segunda-feira, 16 de maio de 2011

ATIVIDADE 4


Curriculo e Suas Características.

"Os textos que compõem o documento
propõem a trabalhar concepções educacionais e a responder às questões postas
pelos coletivos das escolas e das Redes, a refletir sobre elas, a buscar seus significados
na perspectiva da reorientação do currículo e das práticas educativas.
As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria
pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os
currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São
uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em
contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais
e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e
reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há
entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade.
Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.
A construção desses textos parte dessa visão dinâmica do
conhecimento e das práticas educativas, de sua condição contextualizada.
Daí que, quando os sistemas de ensino, as escolas e seus profissionais se
indagam sobre o currículo e se propõem a reorientá-lo, a primeira tarefa será
perguntar-nos que aspectos da dinâmica social, política e cultural trazem."

Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

Como  currículo vivido.É assim que se desenvolve com o uso de computadores e internet as atividades de sala de aula. Traz para perto do aluno, a construção do conhecimento, pois lhe apresenta obstáculos a serem ultrapassados para se construir o conhecimento, que não pode ser mais algo dado, definitivo, pronto, e sim algo construído a partir da realidade e descobertas do próprio aluno, guiado e orientado pela experiência e conhecimento do professor. Este não apresenta um conteúdo pronto, e sim conduz o aluno, que por experimentar e desenvolver competências é capaz de participar ativamente no processo de aquisição do conhecimento. O uso do computador e da internet permite fazer uma ponte entre os conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos e os novos conhecimentos construídos pelos alunos.
“A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida.A integração significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola por meio de uma atuação prática e tangível”.
A sala de aula deve ser vista como um espaço investigativo e contagiante. A experência com o uso das novas tecnologias na escola deve objetivar a construção de um saber maior despertando a criatividade e a interação entre outras culturas e conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário