quarta-feira, 23 de março de 2011

Atividade 2





O Projeto Amora objetiva a reestruturação curricular caracterizada pelos novos papéis do professor e do aluno demandados pela construção compartilhada de conhecimentos a partir de projetos de aprendizagem e integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo escolar. O projeto atualmente envolve alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS.
A pretensão do projeto é construir o cnhecimento a partir da inter relação entre as multiplas facetas das diferentes áreas do conhecimento. ele busca integrar criativamente ,afeto e cognição.

As mudanças de paradigmas exigem que as relações natureza/sociedade, cultura sejam repensadas. nesta perspectiva , o (CAp) escola do Ensino Fundamental e Médio integrada a uma universidade vem trabalhando priorizando à melhoria da ação pedagógica . Nesse contexto desenvolve ação de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de professores mais bem preparados.
O projeto preocupa-se com o coletivo nas relações que se dão noambiente escolar.
Preocupa-se com a geração de novos conhecimentos e trocas.





"O Projeto em desenvolvimento desde o final de 1995, iniciou com uma turma de 5a. Série. Sua expansão tanto para outros níveis da escola quanto para outras instituições dependerá da realidade das mesmas, no que se refere à faixa etária, disponibilidade e interesse de professores em construir uma nova proposta pedagógica. À medida que forem sendo desenvolvidas ações compartilhadas entre diferentes parceiros, presencialmente e à distância, pressupõe-se o crescimento de propostas alternativas ao ensino tradicional. Em 1996, o Projeto Amora teve como parceiros iniciais alunos e professores de escolas públicas estaduais e municipais dos bairros Restinga e Agronomia, limítrofes do Campus do Vale, na cidade de Porto Alegre/RS, onde o CAp está situado. Tais escolas, à época, faziam parte do sub-projeto "Sociedade do Conhecimento " que, por sua vez, integrava o Projeto Porto Alegre-Tecnópole (UFRGS/SE-RS/SMED-POA). Neste mesmo ano, o Projeto Amora ampliou sua parceria com o Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia -LEC/UFRGS - e passou a integrar o Projeto Educação à Distância em Ciência e Tecnologia - EducaDi/ CNPq, coordenado nacionalmente pela Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes (LEC/UFRGS). O EducaDi envolveu quatro núcleos (Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal e Ceará), nos quais escolas das redes públicas estadual e municipal, interconectadas por Internet, desenvolvem projetos cooperativos à distância. Neste projeto, o Amora atuou como campo prioritário de investigação e testagem reflexiva de metodologias que incorporam as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs).




A investigação de problemas educacionais e a melhoria das práticas pedagógicas colocam em evidência a relação intrínseca das ações do professor com as tarefas da pesquisa. Esta, por sua vez, adquire sentido à medida que se pode integrar prática e teoria. Assim, é através de necessidades detectadas na prática educativa que emergem questões passíveis de serem investigadas com a finalidade de gerar efetivamente alternativas de solução aos problemas pedagógicos.

Em um projeto de investigação como o Projeto Amora, que propõe reestruturação curricular com incorporação das TICs, estas relações são imprescindíveis. É preciso formar um grupo de pesquisa, criar um espaço pedagógico de investigação, para que trabalhos interdisciplinares possam se desenvolver, mediante novos modelos de aprender e de ensinar. Não se trata mais de vencer grades programáticas, hoje irrelevantes frente a magnitude do conhecimento acumulado pela humanidade, nem de desenvolver ações centradas no professor, mas de combinar construção de conhecimento significativo para eles com processos interoperativos, no sentido de favorecer o desenvolvimento de suas inteligências, do auto-conhecimento e da atuação social (HERNÁNDEZ e VENTURA, 1998; SANTOMÉ, 1998).

 Oficinas

As oficinas fazem parte das atividades do Projeto Amora e têm como objetivo desenvolver habilidades de pensamento, a partir da escolha efetuada pelos alunos. Estas oficinas são formadas por grupos de 12 a 15 alunos, com diferentes interesses e ritmos e tempos de aprnedizagem. Nela estes alunos desenvolvem atividades específicas tais como produção textual, histórias em quadrinhos, culinária, jogos pedagógicos etc.

De acordo com VIGOTSKY (1984), este tipo de abordagem favorece a ampliação da zona de desenvolvimento proximal, na medida em que é constituído um espaço de interação social como elemento determinante para o desenvolvimento e ampliação das potencialidades dos sujeitos.
Por congregar alunos tanto de 5ª quanto de 6ª séries, a oficina favorece o compartilhamento de idéias entre crianças em etapas diferenciadas de desenvolvimento cognitivo e moral. Nessas situações, a interação é bastante intensa e é determinante para o desenvolvimento e ampliação das potencialidades dos sujeitos.


. Metas

Já em seu 13o ano de funcionamento, o grupo de pesquisadores do Projeto Amora sofre modificações anuais em virtude da alocação de professores das diferentes áreas de conhecimento para atuação na etapa de escolaridade correspondente à 5a e 6a séries (6o e 7o anos) do Ensino Fundamental. As decisões institucionais, todavia, têm sido tomadas no sentido de manter no grupo pesquisadores com mais experiência e com mais tempo de atuação nas atividades desenvolvidas pelo Projeto. Além disso, uma vez em andamento, a proposta possui rotinas e procedimentos já consolidados quanto à sua estrutura. Assim, tomou-se a decisão de que, em períodos anuais, serão articuladas propostas de investigação que façam frente às necessidades constatadas nos planejamentos e avaliações feitos pela equipe de pesquisadores. Para o período 2009/2010, sem prejuízo de outras metas que possam vir a ser traçadas por deliberação do grupo, são apontadas as seguintes metas:

·        produzir um modelo de intervenção online para os projetos de investigação no âmbito da segunda fase do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) do Governo Federal a partir do qual o CAp/UFRGS receberá 500 laptops educacionais;
·        construir um modelo de avaliação no âmbito do Projeto Amora que integre a produção de mapas conceituais aos outros tipos de registros já utilizados (textos escritos, páginas da internet, produções musicais e em artes visuais, produções corporais etc) que possa ser consolidado na composição dos pareceres descritivos que são entregues às famílias trimestralmente;
·        traçar intervenções e avaliar sua eficácia quanto à qualificação das produções escritas em língua materna dos alunos dessa faixa etária a partir da elaboração de critérios obtidos dos instrumentos de avaliação do Governo Federal (Prova Brasil);
·        investigar quais os conceitos de poema e de poesia entre alunos de 9 a 13 anos com a finalidade de desenvolver estratégias de leitura e escritura de poemas em sala de aula;

Faz parte do planejamento do grupo de pesquisadores a produção de ao menos um artigo científico para cada uma das metas traçadas. Em termos de divulgação, os resultados de tais investigações serão disponibilizados ao público em geral no site do Projeto Amora: http://amora.cap.ufrgs.br."




1° ENCONTRO

Atividade 1 



O início do curso "Elaboração de Projetos" aconteceu no dia 22/03/2011. Durante a manhã participamos de uma dinâmica de grupo onde as pessoas expunham seus sonhos.
Não sou uma pessoa descrente. Longe disso. Mas acredito que com o tempo os sonhos vão dando margem a outras tantas coisas que o contato com o real parece mais fácil de ser manipulado. Tenho sonhos, mas descobri que, ao contrário da canção, eles envelhecem e nos deixam por mais tempo acordados.
Quis  muitas coisas na minha vida que não obtive e outras que nem sequer sonhava ter acabei adquirindo com o tempo. Logo, estou no lucro.
Trabalho com arte. Gosto muito de leitura e literatura. Gosto de música e teatro. Gosto desses sabores que alimentam a alma. Gosto de escrever o que penso e sinto. O palco é , foi e sempre será o meu ponto de eqúilíbrio e o meu encontro.
Não imagino uma sociedade separada do contexto cultural, não consigo ter respeito por uma escola que coloca o papel da arte educação como algo no diminutivo.
Meu sonho é ter uma educação dentro dos moldes europeus, uma TV aberta de qualidade para que as pessoas não vivam apenas na desconstrução de um reality show, que professores tenham alegria ao sair de suas casas e que possam educar quem queira, realmente, aprender.
Meu ideal é tolinho e ilusório...mas seria um bom começo,não acha?
No fundo,no fundo...meu ideal é mudar o mundo...Que tal nós juntos ?
Por ser uma pessoa que se cobra por demais e que pensa por demais e que exige demais de si mesma, fiquei ontem pensativa diante de sonhos que nunca tive e que não tenho. Ai ,veio na minha mente uma música que deixo pra você como um pedido de desculpa a mim mesma.




Um dia de luz para todos nós.