segunda-feira, 16 de maio de 2011

ATIVIDADE 4


Curriculo e Suas Características.

"Os textos que compõem o documento
propõem a trabalhar concepções educacionais e a responder às questões postas
pelos coletivos das escolas e das Redes, a refletir sobre elas, a buscar seus significados
na perspectiva da reorientação do currículo e das práticas educativas.
As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria
pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os
currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São
uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em
contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais
e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e
reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há
entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade.
Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.
A construção desses textos parte dessa visão dinâmica do
conhecimento e das práticas educativas, de sua condição contextualizada.
Daí que, quando os sistemas de ensino, as escolas e seus profissionais se
indagam sobre o currículo e se propõem a reorientá-lo, a primeira tarefa será
perguntar-nos que aspectos da dinâmica social, política e cultural trazem."

Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

Como  currículo vivido.É assim que se desenvolve com o uso de computadores e internet as atividades de sala de aula. Traz para perto do aluno, a construção do conhecimento, pois lhe apresenta obstáculos a serem ultrapassados para se construir o conhecimento, que não pode ser mais algo dado, definitivo, pronto, e sim algo construído a partir da realidade e descobertas do próprio aluno, guiado e orientado pela experiência e conhecimento do professor. Este não apresenta um conteúdo pronto, e sim conduz o aluno, que por experimentar e desenvolver competências é capaz de participar ativamente no processo de aquisição do conhecimento. O uso do computador e da internet permite fazer uma ponte entre os conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos e os novos conhecimentos construídos pelos alunos.
“A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida.A integração significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola por meio de uma atuação prática e tangível”.
A sala de aula deve ser vista como um espaço investigativo e contagiante. A experência com o uso das novas tecnologias na escola deve objetivar a construção de um saber maior despertando a criatividade e a interação entre outras culturas e conhecimentos.

ATIVIDADE 3

Texto  1

                                                        

Lendo o texto de Thurler percebemos que a sua opinião versa entre as nossas possibilidades de criação e a a eficiência que colocamos na elaboração de nossos projetos.
Não podemos esquecer ,nunca, que um bom projeto apresenta objetivos realistas para que possamos concretizar as ações propostas.
Devemos seguir alguns passos para que não nos percamos no caminho. Planejar é criar metas objetivando um final satisfatório para quem criou e quem o executará.