segunda-feira, 27 de junho de 2011

Internet: A Arma Mais Poderosa do séc. XXI

Eixo  2

Trabalhando Mapa Conceitual.

Durante o processo de pesquisa e desenvolvimento dos trabalhos que serão postados no YouTube, a professora de Projetos ,Tamara Cecília, preparou um Movie Maker que foi exibido para os alunos como exemplo do resultado do trabalho que pretendíamos obter.
Discutimos sobre o papel das redes sociais e a grande colaboração que deram. A grande teia de informações que se criou  conseguiu desbancar a tirania do ditador Kadhafi que tentava controlar e bloquear os meios de comunicação via internet.
A surpresa foi saber que ele havia tirado do ar o facebook por seis horas, mas não conseguiu prosseguir com esse crime.
Diante de muitos emails, mensagens e imagens o mundo pode ver o massacre que ,de fato, acontecia e, entender  que se fez necessária a força ocidental.


   AS REVOLTAS ÁRABES E AS REDES SOCIAIS

                                                                        

ATIVIDADE 5

Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação

TÍTULO DO PROJETO (TEMA): Diálogos de Revoluções

Professor(es): Orientador Tecnológicos  Professor de História - Débora Assad

Escola: CEJP

Disciplina(s): Projetos

Turma/classe: 2001, 2002, 2003, 2004

Duração prevista para o projeto: 2 meses

1. Tema

Revolução Inglesa e Revolução do Mundo Árabe.

2. Disciplina:

Projeto/História

A partir de um olhar para as causas das Revoluções  ocorridas nos séc XVII e XVIII, achamos que seria pertinente fazer um paralelo entre essas e a revolução que ocorre no mundo Árabe em onde o uso das mídias são usados como ferramenta de divulgação real do que está ocorrendo. Procuramos instigar os alunos para que eles fizessem uma leitura do processo em que o regime do ditador sufoca as reais consequências desse regime.

3. Objetivos:

Os objetivos previstos foram alcançados, pois foi possível durante os dois meses observar um número cada vez maior de alunos procurando o laboratório de informática para fazer suas pesquisas. Foi possível apoiar cada componente curricular,a medida que auxiliamos os alunos no uso das TICs.

                                                                            
4. Ações:

A professora de Projetos passou a solicitar pesquisas a seus alunos, deixando com o Orientador Tecnológico uma descrição do que eles queriam. Algumas vezes, a apresentação dos trabalhos e pesquisas ocorria no próprio laboratório, com o auxílio do datashow.
Os alunos utilizaram os computadores em pesquisas e trabalhos, no desenvolvimento de atividades ligadas ao projeto desenvolvido na sala de aula e no laboratório de informática, como a criação de powerpoint, movie maker  .
Os recursos previstos para apoiar as ações, como Laboratório de Informática, data show, impressora, pendrives, CDs foram utilizados.

                                                                                     
5. Atitudes:

Querer fazer, construir, aprender, buscar, colaborar, foram algumas das atitudes observadas em alunos  durante o desenvolvimento das atividades do projeto.

6. Resultados
Expectativas atingidas, pois as tecnologias fizeram parte do cotidiano dos alunos do CEJP