Atividade 2
Responder questões após assistir ao vídeo: INDIOS PRESERVAM TRADIÇÕES COM O USO DA TECNOLOGIA.
Se currículo pode ser visto como um projeto que determina os objetivos da educação escolar propondo um plano de ação adequado para a cosecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar,o que vai ensinar num entorno educativo concreto.
Cada um realiza seu currículo para seu grupo concreto e assim se torna capaz de atingir o seu objetivo.
No caso do vídeo citado o objetivo proposto é o de preservar a imagem,sons e costumes de um povo que ,sofrendo a intervenção tecnológica, está se distanciando da sua cultura.
Podemos então afirmar que esse é um projeto que articula currículo,tecnologia e cultura e ,embora seja direcionado e elaborado articulando currículo aos costumes desse povo, percebemos que no falar há uma interferência do homem branco. As mulheres não se pintam mais, pois possuem um conhecimento estético diferente do que sua cultura apresenta. Isso deixa claro o reflexo da influência do homem branco.
Fazer um projeto que nos permita,futuramente,ter acesso ao que é ,de fato ,essa cultura é indiscutivelmente uma prova de elaboração e produção cultural.
Um grande tema recorrente na utilização dos recursos da informática na educação é o desenvolvimento tecnológico e cientifico da nossa sociedade. Esse blog,por seu caráter interativo, tentará revelar-se como instrumento para compartilhar e expor pensamentos e conhecimentos no que diz respeito as tarefas pedidas. O blog é voltado para o curso Elaboração de Projetos- 2011 que tem Claudisséa Siqueira como dinamizadora.
terça-feira, 10 de maio de 2011
EIXO 2
ATIVIDADE 1
Escrever considerações sobre o vídeo: "Fronteiras Digitais".
Ao assistir o vídeo e consequentemente analisá-lo, foi possível observar a velocidade com o que a tecnologia invadiu o nosso cotidiano. A sociedade, os costumes, a escola, a experiência o trabalho, tudo passou a fazer parte de um mundo digital e está ,supostamente, ligados e interligados a novas mudanças. Mas e a escola,em que ela mudou? Como se comportam,ainda hoje,os professores em sala de aula? Mesmo diante de tanta tecnologia há um preparo por parte do docente para que sejam utilizadas as ferramentas tecnológicas? O que vemos é que em casa e nos espaçoa alternativos tudo parece ser mais interessante e convidativo,enquanto que na escola impera o "grisalho",o desestimulante "cuspe e giz".
Não podemos esquecer que embora haja uma manifestação em que o mundo digital é uma vitrine,temos muitas pessoas que desconhecem esse mundo,que não foram oportunizadas com as novas tecnologias e sendo assim não pode oferece-las.
Acho,realmente ,louvável e fascinante os elementos que podemos usar para diversificar uma aula, mas não podemos esquecer que existe uma falta de interesse latente na grande maioria dos alunos. Vejo alguns (raros) professores apresentando aulas fantásticas,conduzindo os alunos a um mundo novo e mais interessante, mas não vejo entusiasmo por parte deles. E aí? O que fazer? Penso que quando tudo é dado de forma ilimitada em casa a sala de aula fica sendo encarada como algo enfadonho. E não há professor,nem metodologia tecnologica capaz de transformar a sala de aula no que a maioria quer que seja, um circo.
É preciso tomar cuidado com o que nos é oferecido,com o que nos é exigido e dosar um tanto de tantas coisas. É preciso muito mais que conhecimento para sermos capazes,todos,de atravessar essa evolução sem perder a "classe."É preciso que tenhamos autonomia e que tenhamos acesso aos vários saberes que temos que repassar.
Escrever considerações sobre o vídeo: "Fronteiras Digitais".
Ao assistir o vídeo e consequentemente analisá-lo, foi possível observar a velocidade com o que a tecnologia invadiu o nosso cotidiano. A sociedade, os costumes, a escola, a experiência o trabalho, tudo passou a fazer parte de um mundo digital e está ,supostamente, ligados e interligados a novas mudanças. Mas e a escola,em que ela mudou? Como se comportam,ainda hoje,os professores em sala de aula? Mesmo diante de tanta tecnologia há um preparo por parte do docente para que sejam utilizadas as ferramentas tecnológicas? O que vemos é que em casa e nos espaçoa alternativos tudo parece ser mais interessante e convidativo,enquanto que na escola impera o "grisalho",o desestimulante "cuspe e giz".
Não podemos esquecer que embora haja uma manifestação em que o mundo digital é uma vitrine,temos muitas pessoas que desconhecem esse mundo,que não foram oportunizadas com as novas tecnologias e sendo assim não pode oferece-las.
Acho,realmente ,louvável e fascinante os elementos que podemos usar para diversificar uma aula, mas não podemos esquecer que existe uma falta de interesse latente na grande maioria dos alunos. Vejo alguns (raros) professores apresentando aulas fantásticas,conduzindo os alunos a um mundo novo e mais interessante, mas não vejo entusiasmo por parte deles. E aí? O que fazer? Penso que quando tudo é dado de forma ilimitada em casa a sala de aula fica sendo encarada como algo enfadonho. E não há professor,nem metodologia tecnologica capaz de transformar a sala de aula no que a maioria quer que seja, um circo.
É preciso tomar cuidado com o que nos é oferecido,com o que nos é exigido e dosar um tanto de tantas coisas. É preciso muito mais que conhecimento para sermos capazes,todos,de atravessar essa evolução sem perder a "classe."É preciso que tenhamos autonomia e que tenhamos acesso aos vários saberes que temos que repassar.
ATIVIDADE 8 BANCO DE PROJETOS
A internet apresenta leitura quase inesgotável de fontes de pesquisa. Para que se faça bom proveito de tanta riqueza, a classe precisa ter claros os objetivos da investigação. Em seguida, é importante discutir onde encontrar informação confiável. Nesse ponto, seu trabalho é ensinar que, diferentemente do que a garotada costuma acreditar, fatos históricos não são contados de maneira neutra. Qualquer relato traz embutido certa dose de opinião do autor (se isso já é verdade mesmo para os verbetes enciclopédicos, imagine o risco de um aluno confiar cegamente, ao pesquisar sobre a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, em um site que defende o revisionismo do Holocausto, argumentando que o extermínio de judeus não ocorreu).
As tecnologias também permitem que os estudantes produzam e compartilhem com facilidade registros da história local.
No Colégio Estadual João Pessoa o LIED e a professora de história Debora Assad desenvolvem um projeto de pesquisa onde é feito um paralelo sobre as revoluções do século XVII e os conflitos que acontecem na Líbia.onde devemos destacar o uso das tecnologias para levar as informações locais. Após fazerem o levantamento histórico e discutir sobre as causas e a maneira como cada uma aconteceu ,estão sendo apresentados vários trabalhos em power point e movie- maker que em breve estarão no Youtube com o intuito de incentivar os demais alunos a se embrenharem no rumo das pesquisas.
As tecnologias também permitem que os estudantes produzam e compartilhem com facilidade registros da história local.
No Colégio Estadual João Pessoa o LIED e a professora de história Debora Assad desenvolvem um projeto de pesquisa onde é feito um paralelo sobre as revoluções do século XVII e os conflitos que acontecem na Líbia.onde devemos destacar o uso das tecnologias para levar as informações locais. Após fazerem o levantamento histórico e discutir sobre as causas e a maneira como cada uma aconteceu ,estão sendo apresentados vários trabalhos em power point e movie- maker que em breve estarão no Youtube com o intuito de incentivar os demais alunos a se embrenharem no rumo das pesquisas.
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