quinta-feira, 31 de março de 2011

Atividade - 5

O Projeto e suas Características

"Interdisciplinaridade, a fórmula em que se misturam contdos de várias disciplinas abraçadas por
um tema comum. "
 
A riquesa de um projeto está na sua interdisciplinariedade. Quando é possível que isso aconteça o projeto torna-se inteiro e não um estudo "engessado".
Um projeto intedisciplinar foca seus objetivos para todas as áreas do conhecimento e isso estimula a partcipação de todo o corpo discente e também docente.
Um projeto deve ter como objetivo integrar as diferentes áres do conhecimento.
Afirmei na semana passada que deveríamos rever o conceito de "Projeto" e entender que a elaboração desse não pode ser visto ,apenas, como uma proposta pontual, fadada a uma data que indica o fim .Tem que ser mais que isso ,tem que expandir a pesquisa e tem ,acima de tudo, que ser visto como uma nova maneira de aprender.
Nem todo o projeto é interdisciplinar mas, na minha opinião, mais interessante seria se assim fosse, pois ele deve estar fazendo ponte entre as várias áreas do saber e não ficar amarrados às pr´ticas do cotidiano e sendo assim estará estará aberto ao novo processo do trilhar educacional.
 
                                                                           

2° ENCONTRO

Atividade 4


"Se fizermos do projeto uma camisa -de- força para todas as atividades escolares, estaremos engessando a prática pedagógica"(ALMEIDA,2001)
Desenvolver uma reflexão e criar um conceito de PROJETO.

Uma aula dinâmica,repleta do novidadeiro, exige,sobretudo, planejamento. Não se pode adentrar uma sala de aula sem um prévio preparo daquilo que queremos instigar no aluno. Existem várias vertentes capazes de enlarguecer o processo ensino/aprendizagem. Uma delas é o desenvolvimento de projetos.
Não devemos construir um conceito de projeto como algo datado. Projeto é pesquisa,busca,análise,conflito e descoberta.
Ao desenvolvermos uma idéia de projeto, devemos dividir com os alunos envolvidos todo o fazer que esse nos exige. Devemos partir de uma idéia e dividir cada passo com cada um deles. Devemos delegar tarefas e funções e acompanha-los nesse outro fazer educativo.
Penso que, quanto mais livres e estimulados à criatividade,mais surpreendente será o resultado. Diferente do que imaginamos os alunos  gostam de ter autonomia,de se sentirem lvres para colocar suas idéias,de oferecer seu conhecimento.
Uma outra questão que deve ser levada em consideração é o domínio que grande maioria tem com a máquina e isso os faz se sentir importantes.
No contexto "camisa-de-força" seria uma amarra criada para que o conhecimento fosse de mão única. Vivemos em um mundo globalizado onde a postura do professor deve ser ,também , de aprendiz. O que temos de ter em mente é o desenvolvimento e a postura de cidadão do mundo capaz de participar das mudanças propostas no ambiente escolar.
Fala-se muito em escola viva,em elaboração de projetos. Acredito muito nisso, mas pode-se tornar algo utópico se não soubermos ,de verdade,qual a função de um projeto.